sexta-feira, 18 de setembro de 2009

eu vou de ônibus. u_ú

isso aí não é santos, né, mas a nuvem tava assim, alta e escura, parecendo pesada demais prá flutuar....


descobri q morar na praia pode ser assustador...
dia 8 é feriado aqui em santos, pq é dia santo e a gente tá em santos, né? aí eu fui lá na pina prá visitar a fantina. o dia tava todo cinza, tinha caído uma baita chuva de manhãzinha e eu tava de capa, bota, guarda chuva, pq minha mãe pensou logo q a gente tava em spaulo e ia alagar tudo...ela só me deixou sair pq não aguentou a cara de coitada q eu fiz... :)

qdo eu cheguei, não vi a pretinha, a gatinha da fantina. procurei ela no jardim, no quintal, mas ela não tava em lugar nenhum. qdo subi prá ver a fantina, ela me falou q a pretinha morre de medo de chuva, e q ela tava escondida no porão. nós descemos e ela me mostrou a pretinha, toda enrodilhada num cantinho, em cima de uma pilha de telhas q tava guardada no porão.ela tava lá dormindo tão sossegada q eu perguntei prá fantina se ela não tava só cansada, pq eu qdo tenho medo não consigo dormir....O_____O

daí a fantina disse q gato é assim mesmo. ela me falou q qdo ela era pequena [até parece q ela agora é grande... ;)] tinha um cahorro na rua dela q tb tinha medo de chuva e q qdo ia ter temporal ele se escondia, entrava debaixo do tanque e não saia de jeito nenhum. nós olhamos pro céu, tava mesmo muito preto, com a amior cara de q ia acabar o mundo. mas tava um calorzinho...eu tive de tirar a capa, pq tava começando a ficar suada, qdo a fantina falou q era melhor a gente entrar pq ia começar a ventar. eu olhei prá cima e as árvores tava paradinhas. nenhuma folha se mexia. mas a fantina já tava correndo prá dentro. eu pensei comigo q ela devia estar com medo tb, tadinha...ela é tão pequenininha...

aí entrei atrás dela, né?! qdo nós entramos no corredor do casarão, deu prá gente ver o mar, lá ela porta da frente, e sem mentira: o mar tava pretinho!!!! tinha ondinhas se formando desde lááááááááááá de longe, pareciam uns carneirinhos brancos pulando dum lado prá outro! e tinha uma nuvem super linda, mas muito apavorante, bem escura e alta, q parecia não ter mais fim. pensei comigo q se minha mãe visse uma coisa dessas já ia começar a arrumar as malas...
olhei prá fantina e ela me falou: vamos subir prá ver a tempestade lá em cima? nós subimos e ela foi direto prá porta q dá pro corredor lá do primeiro piso. lá tem uma dessas portas q tb é janela e nós vimos a tempestade chegar dali...foi muito lindo e muito assustador!!! ventou de um jeito q eu nunca tinha visto, como se alguém estivesse soprando de um funil gigante, direto na nossa direção. o mar ficou cheeeio de carneirinhos de espuma, q corriam na mesma direção q o vento...vi um monte de guarda chuvas voando, depois fiquei sabendo q voaram placas, caíram árvores, postes...nunca tinha visto ventar assim....
eu fiquei bem assustada, sabe, com o coração pulando, e achei q era melhor ligar prá minha mãe e avisar q eu tava bem antes q ela tivesse um xilique. não consegui, tava sem sinal. olhei prá fantina, pensando q ela devia estar super apavorada, mas ela tava só quietinha lá, olhando a chuva escorrendo no vidro. o vento entrava pelos buraquinhos da janela, assobiando altão...
do mesmo jeito q começou, parou de ventar e os carneirinhos foram sumindo tb. a fantina falou q esse tinha sido forte e começou a me explicar q santos tem tido essas tempestades cheias de vento e q em janeiro teve uma q caiu até granizo. ela me disse q as tempestades tem piorado. nós ainda ficamos lá olhando o mar um tempão antes de a chuva virar uma garoa e eu conseguir voltar prá casa.
quase nem tava ventando, mas eu cheguei em casa pingando e molhei o piso do elevador. minha mãe tava dormindo. nem viu a tempestade cair. acho q ela deve estar tomando nervocalm, pq tá dormindo demais.
eu liguei a tv e tava passando jornal. o homenzinho tava falando q os ventos chegaram a 90 km por hora. a gente não pode andar rápido assim nas estradas...O_O
q caíram árvores, placas, postes. casas...pessoas ficaram machucadas...a energia caiu no bairro do gonzaga e os semáforos pararam de funcionar!!! o homenzinho falou q foi por causa de umas massas de ar q se chocaram. e q isso tudo tá acontecendo por causa do aquecimento global. eu sei o q é, já fiz um trabalho sobre aquecimento global e minha mãe não me deixa ir na praia sem colocar bloqueador solar por causa disso tb. o homenzinho falou q por causa do aquecimento global é q estão acontecendo mais furacões, mais tornados e mais tempestades agora, igualzinho a fantina me contou.
e eu sei q o aquecimento global tá acontecendo pq as pessoas tão poluindo demais a terra e e usando demais os combustíveis, q os polos da terra tão descongelando e tudo o mais, e q se a gente não quiser q isso piore, tem de parar de fazer tudo errado. será q o obama sabe disso?! será q ele não liga?! eu ligo. u___u'
só vou tomar banho quente qdo estiver super frio, vou reciclar tudo o q der prá reciclar e nuncanunca vou comprar carro nem andar de avião a jato. prefiro ir de ônibus! U____U'


Nenhum comentário: